top of page
[1] Ir para a busca
[2] Ir para o menu

PROJETO PARA
CURSO DE EXTENSÃO:

RESPEITO! SOMOS TODOS IGUAIS

Nesse curso acontece uma prática de aprendizado direcionada a diversidade étnica, preconceito e discriminação racial.Pretende-se apresentar ao estudante e a comunidade em geral questões que envolvem  a diversidade étnica, preconceito e discriminação racial.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a temática, consideramos o curso de extrema relevância. A formação é voltada para acadêmicos da Democrata, professores e também é aberto à comunidadeemgeral. Ao estimular a diversidade e atuar contra a discriminação a Faculdade Brasiliana está fortalecendo o respeito mútuo entre as pessoas, o reconhecimento de suas particularidades e o estímulo à sua criatividade e cooperação. 

O curso está dividido em 02 módulos. No primeiro módulo o olhar é para a sociedade como um todo. No segundo módulo o direcionamento é empresarial, importante para o desenvolvimento econômico e também social. Lembramos que as pessoas vivem e convivem no ambiente de trabalho grande parte de seu tempo e nele estabelecem relações profissionais, interpessoais e institucionais de grande relevância. Portanto, para muitas empresas, a adoção da diversidade na força de trabalho, além de ser um compromisso ético, tem se mostrado um caminho de diferenciação competitiva. 

 

Valores

 

O curso será ofertado sem custo para o acadêmico e para a comunidade em geral.

 

Esse curso tem como ementa:

Ampliar o universo acadêmico sobre  reflexõesatuais; problematizar situações que envolvem a sociedade e o universo empresarial; trabalhar a diversidade cultural; as questões raciais.

Tem como objetivos:

  • Preparar os discentes para melhorarseuentendimento sobre conflitosdirecionados a diversidadeétnica, preconceito e discriminação racial.

  • Permitir enriquecer as comunidades locaiscomconhecimento a respeito do tema apresentado.

  • Contribuir como elemento facilitador para o estabelecimento de relações de confiançadas comunidades com a Instituição de Ensino.

  • Apresentar processos, no universo empresarial, que promovam a construção de mudança na cultura organizacional para a promoção da diversidade.

 

O conteúdo programático foi organizado de modo a viabilizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos discentes e da comunidade em geral.

Os temas dos conteúdos abrangem 02 módulos. Cada módulo com 12h. O interessado pode fazerum módulo ou os dois, conforme seu interesse.

Terá aula online, com um bom roteiro para poder se destacar e deveapresentarumconteúdo de forma prática e diferenciada. Neste contexto, o docente deverá pensar como será o vídeo, o áudio, os efeitos sonoros (se existirem) e as imagens.

Público-alvo

Todos os discentes dos cursos e as comunidades locais.

Carga horária da disciplina

 

1º Módulo: 12h

 2º Módulo: 12h

Professores da disciplina

  • Prof.xxxxxxxxxxxxxx

  • Prof.xxxxxxxxxxxxxx

Metodologia

No site institucional, em cursos de extensão, os dicentes e a comunidade em geral poderão fazer sua inscrição, sem custo, a partir do qua lreceberá um login e senha para acessa os materiais e a videoaula. Visualize-os quantas vezes desejar. Lembre-se, o curso é apenas um guia norteador e cabe ao discente explorar mais sobre o assunto. Pesquise sobre os temas apresentados e participe de grupos de discussão ou de redes sociais para ampliar mais ainda seu conhecimento.

O certificado de conclusão será conferido aos alunos considerados aptos e que obtiverem, no mínimo, nota 70 naprova no final de cada módulo do curso.

Cronograma de atividades da ação de desenvolvimento

O aluno deverá cumprir rigorosamente com o cronograma de atividades, aplicando 1 (uma) hora diária no estudo dos conteúdos propostos.

Sincronicidade

O curso  será assíncrono. O curso foi pensado de forma a permitir que o aluno alcance os seus objetivos de aprendizagem de forma autônoma e dinâmica. Por isso, contará comum conjunto de materiais e atividades que propiciemum retorno de sua aprendizagem.

Organização curricular

 

O curso apresenta organização curricular elaborada a partir das necessidades pedagógicas específicas.

Materiais didáticos

O curso passa por rotinas de constante atualização e enriquecimento por parte do corpo de docente(s) e técnicos que desenvolveram o curso. Dentre os objetos de aprendizagempodem ser disponibilizados: videoaulas; audioaulas; livros eletrônicos (e-books e audiobooks); vídeos interativos; estudos de caso além de conteúdos relacionados ao curso.

Interação e suporte administrativo

O curso conta com uma infraestrutura de apoio que prevê a interação com pessoal de apoio Administrativo.

Essa interação é garantida por meios eletrônicos com registros de chamados, conforme o caso.

O AVA utilizado pela Faculdade Brasiliana é uma plataforma que é atualizada permanentemente, e permite, dentreoutras facilidades, o acompanhamento das horas de estudo.

Certificado

 

O certificado será digital que será fornecido logo após a conclusão do curso total 24h ou de módulos específicos 12h.

Desenvolvimento do curso

 

MÓDULO I – HISTÓRICO E TENDÊNCIAS DA DIVERSIDADE: 12H

 

Disciplinas

  • Antropologia, Evolução Social e a Era da Ciência

  • Educação e valores antirracista

  • As dimensões da diversidade

  • Interpretação da Lei 7.716/89: Crimes de Preconceito ou Discriminação Racial


MÓDULO II – POLÍTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL INCLUSIVA: 12H

Disciplinas

  • Diversidade e inclusão: conceitos e definições.

  • Normas internacionais sobre empresas e direitos humanos. 

  • Legislação brasileira antidiscriminação. 

  • O processo de construção de Políticas de Diversidade no contexto empresarial.

  • Desafios para a construção de uma cultura organizacional inclusiva.

[3] Ir para o conteúdo
[4] Ir para o rodapé
bottom of page